Sugestões dos alunos

A reportagem a seguir foi publicada no jornal "O Estado de São Paulo" no dia 08 de abril de 2011. Indicação da aluna Juliana do 1º módulo A de nutrição e dietética.

Governo e indústria de alimentos fecham acordo para reduzir sódio

 
A indústria alimentícia e o Ministério da Saúde firmaram ontem (07/04/11) um termo de compromisso de redução gradual na quantidade de sódio de 16 tipos de alimentos. As primeiras reduções vão ocorrer com massas instantâneas, pães e bisnaguinhas, a partir de 2012. As massas instantâneas produzidas a partir do ano que vem deverão apresentar redução de 30% do teor de sódio que contêm atualmente. Pães e bisnaguinhas deverão ter redução de 10%. Segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro consome, em média 9,6 gramas diárias de sal. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo máximo não ultrapasse 5 gramas diárias. O excesso de sal na dieta está associado a maior risco de doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares, renais e cânceres.
Cronograma: até julho: estebelecimento de metas de redução de sódio em pão francês, bolo pronto e mistura, salgadinhos de milho e batata frita.
                   até o fim do ano: estabelecimento de metas para bolachas salgadas, recheadas e de maisena; embutidos (salsicha, presunto, hamburguer, linguiça, salame e mortadela); caldos e temperos; margarinas; maioneses; derivados de cereais; laticínios; refeições prontas (pizza, lanche, comida infantil salgada e sopas).
                   até 2012: início da redução.